''Artista que não seja ao mesmo tempo artesão, quer dizer, artista que não conheça perfeitamente os processos, as exigências, os segredos do material que vai mover, não é que não possa ser artista (psicologicamente pode), mas não pode fazer obras de arte dignas desse nome. Artista que não seja bom artesão, não é que não possa ser artista: simplesmente, ele não é artista bom.'' Mário de Andrade
FINALMENTE ACHEI PALAVRAS DE ALGUÉM QUE SOUBE DESCREVER O QUE EU PENSO. OBRIGADA MÁRIO.
Não preciso dizer mais nada, né?
É como pontuações e letras maiúsculas... é o artesanato da poesia. Número certo de versos para um soneto... essas coisas. Mesma coisa que eu ter um puta material bom de pintura e não saber o que fazer com ele. Aquela velha história de que Deus dá asas pra quem não sabe voar. O verdadeiro artista inova, manifesta, cria novas técnicas ou utiliza outras existentes simplesmente misturando tudo junto numa coisinha só.
Não sou uma pessoa ótima pra escrever o que eu penso/sinto e saio embaralhando as idéias... mas vamo lá.
Arte, antes de mais nada, é comunicação. Artes existe antes de cristo... pintura das cavernas. Só mesmo com o Renascimento, já na era cristã, é que a beleza se impôs como finalidade nas artes plásticas.
É muito difícil definir o que é arte ou uma obra de arte... eu mesmo não consigo, muitas vezes, identificar assim. Tem muita tranqueira feita por ae que... E alguns nomes da cena cultural e artistas renomados apontam como obra de arte que eu não vejo nada demais. Realmente é dificílimo. Mas continuo acreditando que obra de arte só é obra de arte quando há comunicação e beleza... tecnicas novas tb. Afinal, estamos no século XXI, é tempo de inovar pq tudo já foi feito. Será mesmo que arte contemporânea seria exatamente NADA? XXI= não existe arte (?)
assim como a Moda que mistura indumentária de diversas épocas e décadas pra fazer sua própria época(?) Será que nunca mais existirá um movimento artístico como o Barroco que influenciou a Indumentária, Pintura, Escultura, Arquitetura e etc? tudo numa Moda só... realmente não sei. to escrevendo bem rápido em poucas linhas, depois coloco mais palavrinhas do Mário de Andrade que animou minha vida.
sábado, 9 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário